quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Samurai - Origem 

Samurai significa literalmente: "Aquele que serve" Sua origem data de mais de mil anos atrás, e começaram a surgir numa época em que o Japão era um aglomerado de feudos e cada um com o seu Senhor, dono pela força que deveria defender o seu território e os camponeses que para ele trabalhavam em troca de proteção.

O Imperador mantinha uma posição de neutralidade, pois era considerado uma divindade, descendentes dos criadores do mundo, não eram importunados porém não mantinham nenhum poder, senão o símbolo de austeridade.

Os feudos se degladiavam entre si por motivos diversos, políticos, territoriais, rixas, disputas diversas. Cabendo ao Shogun manter uma certa estabilidade de poder.

Os Samurais surgiram nesse ambiente conturbado. Suas aptidões o levaram a condição de lendas. Não se tratavam apenas de generais que organizavam os exércitos particulares dos senhores feudais. Eram guerreiros versados em todos as armas, mas também homens que cultivavam o espírito através das artes, como a IKEBANA, ESCULTURAS, PINTURAS e dentre elas a que mais se destacava para o nosso estudo, A CALIGRAFIA DOS IDEOGRAMAS, OU KANJIS. Tal prática visava manter o equilíbrio entre o soldado e o homem, mantendo-o humano o suficiente a fim de liderar seus homens, mas com o senso de guerreiro para manter sua posição.
Vários Samurais tiveram destaque ao longo da história, vou destacar apenas alguns que ao meu ver tem maior relevância diante a Origem do Bushido Reiki, não querendo com isso menosprezar outros Samurais famosos.
Sugawara Michizane (805 – 903), um homem que dava muita importância ao espiritual, é cultuado como KAMI, divindade e patrono da cultura, do saber e da CALIGRAFIA. Destacou-se como símbolo de lealdade, virtude primordial das relações humanas, que ele manteve com o Imperador da época. Suas memórias estão preservada no Templo Kitano Tenmangu de Kyoto, um dos cinco mais importantes santuários xintoístas do Japão.

Minamoto Tametomo (1139 – 1170) guerreiro lendário a quem se atribui o primeiro SEPPUKU ou HARA-KIRI  símbolo máximo da hombridade e servidão. O que o homem pode dar de maior valor do que a sua própria vida, que é única e além do que nada mais pode ser pedido.

Além desses, Miyamoto Musashi, que se tornou lenda através do uso das duas espadas na escola NITEN-ICHI , escola que ele fundou com o método próprio. Curiosamente, Musahi vive um período de relativa paz, então Honnim se dedica mais as artes, dedicaremos um capitulo especialmente a esse polêmico espadachim.





Nenhum comentário:

Postar um comentário