terça-feira, 1 de outubro de 2013

Prefácio


“Certa vez existiu um grande guerreiro. Ainda que muito velho, ele ainda era capaz de derrotar qualquer desafiante. Sua reputação estendeu-se longe e amplamente através do país e muitos estudantes reuniam-se para estudar sob sua orientação.
Um dia um infame jovem guerreiro chegou à vila. Ele estava determinado a ser o primeiro homem a derrotar o grande mestre. Junto à sua força, ele possuía uma habilidade fantástica em perceber e explorar qualquer fraqueza em seu oponente, ofendendo-o até que a este perdesse a concentração. Ele esperaria então que seu oponente fizesse o primeiro movimento, e assim revelando sua fraqueza, e então atacaria com uma força impiedosa e velocidade de um raio. Ninguém jamais havia resistido em um duelo contra ele além do primeiro movimento.
Contra todas as advertências de seus preocupados estudantes, o velho mestre alegremente aceitou o desafio do jovem guerreiro. Quando os dois se posicionaram para a luta, o jovem guerreiro começou a lançar insultos ao velho mestre. Ele jogava terra e cuspia em sua face. Por horas ele verbalmente ofendeu o mestre com todo o tipo de insulto e maldição conhecidos pela humanidade. Mas o velho guerreiro meramente ficou parado ali, calmamente. Finalmente, o jovem guerreiro finalmente ficou exausto. Percebendo que tinha sido derrotado, ele fugiu vergonhosamente.
Um tanto desapontados por não terem visto seu mestre lutar contra o insolente, os estudantes aproximaram-se e lhe perguntaram: -  Como o senhor pôde suportar tantos insultos e indignidades? Como conseguiu derrotá-lo sem ao menos se mover?"
A resposta para a pergunta dos estudantes é um dos objetivos desse livro. Essa história assemelha-se a um combate onde o Honnin Samurai Miyamoto Musashi derrota seu oponente. Desde o início desse projeto, a minha maior preocupação sempre foi a de transmitir os conhecimentos, de uma forma que não se parecesse com aqueles livros de história que tivemos na infância e que a maioria de nós ainda traz uma série de más lembranças de datas, nomes e fatos que tínhamos de decorar para lançar nas provas. Porém não foi possível encontrar uma outra forma de fazê-lo sem que se contasse, resumidamente um pouco da história desses notáveis guerreiros que habitaram o Japão durante cerca de setecentos anos de história e relacionar nomes de alguns famosos guerreiros que ficaram conhecidos por SAMURAIS.
Discorrer sobre os samurais dentro das páginas desse livro, nos permite conhecer muito sobre o conceito de servidão que eles se propunham, não como um escravo que serve ao seu senhor, ou como um operário que obedece ao seu empregador, mas como um servidor cuja a lealdade está atrelada a um sentimento de honra que é levada ao extremo do orgulho do guerreiro que acaba por vezes ceifando sua própria vida em oferecimento pela tarefa não realizada a contento.
Conceitos valiosos que identificam a pratica do Código do Guerreiro, são importantes para se conhecer a filosofia de vida desses personagens. Conhecer a influencia que o Budismo, o Zen, a Filosofia de Confúcio, traz a segurança de que o que escrito não são apenas palavras, mas um sistema interligado que resulta no Bushido Reiki.
Apesar de não utilizarmos um Katana verdadeiro para a prática do Bushido Reiki, é importante se conhecer esse instrumento para poder entender o conceito que originou a técnica do Reiki com Espadas. Assim como Mushashi nos revela em seu livro Gorin no Sho, sobre o conhecimento sobre as armas a fim de melhorar o desempenho com ela, também eu acredito ser necessário explanar um pouco sobre essas armas a fim de entender o motivo pelo qual a espada do Samurai é considerada até hoje como a única arma de guerra que possui uma alma, sendo então selecionada para o Bushido Reiki.
 A filosofia e a prática do Bushido foi baseada nesse livro de Miyamoto Musashi, que foi escrito por esse grande Samurai (1582-1645) ao longo de sua vida de Honnim. Nas páginas de seu livro, encontraremos os segredos para a melhor aplicação dessa técnica que combate o medo, o desespero, o abandono, a mágoa, e os demais sentimentos baixos que propiciam a queda de nossas defesas naturais e consequentemente o mal estar da aproximação de energias que nos atingem até o espírito, em processos de obsessão que somos incapazes por vezes de sentir.
Um Reikiano que se proponha a se tornar Mestre de si mesmo, e que tenha a intenção de disseminar a energia Reiki através do uso das espadas, tem de conhecer o instrumento com o qual irá trabalhar essas energias, bem como a história dos precursores que deram origem ao Bushido Reiki. Entender o código de honra dos guerreiros e incluir em sua prática de transformação pessoal é primordial para que se possa proceder o ritual de consagração das espadas.
Joseph Campbell diz que o homem necessita de rituais para poder seguir se desenvolvendo, como um rito de passagem de uma criança para um estagio mais adulto, onde ele adquire novos direitos, e principalmente novas obrigações. Simbolicamente aquela criança morre e retorna como um adulto responsável. Também o ritual de consagração das Espadas do Bushido Reiki, visa trazer o Mestre de si mesmo para a consciência de um instrumento que pode ampliar sua capacidade de aplicação de reiki tornando-o mais responsável pelos atos, e consciente de seu papel perante a Criação, e ao Universo.

“Duas pessoas estavam perdidas no deserto. Elas estavam morrendo de inanição e sede. Finalmente, eles avistaram um alto muro. Do outro lado eles podiam ouvir o som de quedas d'água e pássaros cantando. Acima eles podiam ver os galhos de uma árvore frutífera atravessando e pendendo sobre o muro. Seus frutos pareciam deliciosos.
Um dos homens subiu o muro e desapareceu no outro lado.
O outro, em vez disso, saciou sua fome com as frutas que sobressaíam da árvore ali mesmo, e retornou ao deserto para ajudar outros perdidos a encontrar o caminho para o oásis.”

Koan do Zen Budismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário